Filtro para poluição luminosa

O fabricante de filtros com sede em Taiwan, STC, está oferecendo um filtro de encaixe “Astro-Multispectro” para várias câmeras Nikon DSLR full-frame. O acessório auxilia fotógrafos atuando como um filtro para poluição luminosa durante as sessões de astrofotografia. Ele bloqueia certos comprimentos de onda de luz relacionados com as luzes da cidade, como o vapor de mercúrio e o de sódio. Enquanto vai simultaneamente intensificando espectros de luz que estão naturalmente presentes no céu noturno.

Segundo o fabricante, quando usado, o filtro reduz significativamente a iluminação artificial produzida pelo ambiente urbano.

Filtro para poluição luminosa
Foto: Cyclops Optics

A STC construiu este filtro juntamente com o Dr. Wei-Hao Wang, um astrônomo profissional e astrofotógrafo. A estrutura do filtro é construída em aço inoxidável não-magnético, de modo a não interferir com qualquer um dos componentes internos da câmara. O filtro é projetado para encaixar no sensor da câmera, e é feito com vidro óptico Schott B270 revestido usando tecnologia IBAD, incluindo um anti-mancha “nanocoating”. O material é o mesmo vidro que você vai encontrar nas famosas lentes Carl Zeiss.

Os engenheiros da STC admitem que você pode obter resultados semelhantes com filtros de lente frontal convencionais e pós-processamento. Mas ter o filtro localizado mais perto do sensor faz reduzir a aberração cromática, que é desejável em qualquer situação. Outra vantagem é que ele permite que você troque de objetiva com mais facilidade, por não ter que trocar os filtros a cada mudança de lente.

O filtro para poluição luminosa da STC (Astro-Multispectra Clip Filter) é compatível com a linha FX da Nikon. São elas, as câmeras D4, D800, D800E, D810, D810A, D750, D600 e D610. O item é vendido pela Cyclops Optics por US$ 209. A empresa oferece frete por meio marítimo para o mundo inteiro. Há também uma versão para câmeras Canon.

www.cyclopsoptics.com